Assombrado.M

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Agdam

Agdam foi fundada em 1828, bons tempos aqueles, quando a cidade prosperava e esbanjava sua riqueza, e seus 5 roceiros cuidavam das 7 vacas da cidade, e a economia local atingia o fenomenal valor de 67,8 manats, o suficiente para se comprar 10,3 galões cheios de pesticida, incrível!
Tudo acabou em 1993, com o a Guerra de Nagorno-Karabakh, quando os armênios do enclave de Nagorno-Karabakh, com o objetivo de conseguirem independência, tiveram a brilhante ideia de explodir, queimar as plantações e salgar as terras de todas cidades de Nagorno-Karabakh para que o Azerbaijão perdesse o interesse em ter cidades explodidas, o que incluiu Agdam como uma dessas cidades a ser explodida e foi. A operação foi um sucesso e o Azerbaijão perdeu completamente o interesse nas cidades de Nagorno-Karabakh, o problema é que nem os próprios nagorno-karabakhenses encontraram utilidade naquele território e foram morar nas montanhas do norte da Armenia, e foi assim que Agdam se tornou uma cidade fantasma.
Atualmente Agdam encontra-se oficialmente sob controle armênio, mas quem quiser ir lá e tomar a cidade pode ficar a vontade, os armênios não fazem a mínima questão.

Mapa do Azerbaijão mostrando o distrito de Aghjabadi
População: 163.400 (1993) após esta data 0 habitantes
Área (km².): 1,150
Código telefónico 113
Capital:
Agdam

Nenhum comentário:

Postar um comentário