Assombrado.M

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Pilar do Iguaçu

A freguesia de Nossa Senhora do Pilar do Iguaçu foi uma das mais antigas e prósperas do recôncavo da guanabara. Sua sede localizava-se no atual bairro do pilar em Duque de caxias, Rio de janeiro, onde ainda se encontra a Igreja de Nossa Senhora do Pilar  erguida em 1720.

Teve grande importância econômica durante os séculos XVIII e XIX quando seu porto fluvial nas margens do rio Pilar era um dos pontos de início do "caminho novo" que ligava o porto do Rio de janeiro  com as Minas Gerais. Foi subordinada administrativamente à vila e ao município de Iguaçu, assim como à vila da Estrela.


Decadência e abandono

O porto do Pilar de Iguaçu foi bastante utilizado até o início do século XIX, sendo o local de passagem preferido por D .Pedro I quando este viajava até Minas gerais.
Em 1846, foi criada a vila da Estrela, que assumiu a freguesia de Pilar, pertencente até então ao município de Iguaçu.
Na segunda metade do século XIX, o comércio local entrou em lenta decadência com o início de operação das estradas de ferro que esvaziou as antigas estradas, porém a freguesia ainda manteve-se ocupada e com atividade econômica. Uma descrição da época menciona que a freguesia "consta de uma só rua no topo da qual se vê a igreja matriz; a casaria é aparatosa e com muitas lojas de fazendas. Em seu termo não existe senão um engenho e uma olaria para fazer tijolos e telhas. A população anda por 3.000 habitantes, que lavram cana de açúcar, colhem arroz, milho, feijão, café cujos gêneros levam com facilidade para o Rio de Janeiro, sendo que todos os ribeirões e rios adjacentes são, navegáveis…
A impiedosa devastação das matas da região causou o assoreamento e diminuição da vazão dos rios que deixaram de ser navegáveis. As margens transformaram-se em pântanos com proliferação de mosquitos transmissores de malária e outras doenças. A região foi quase que totalmente desocupada na segunda metade do século XIX.
A constituição de 1891 reorganizou política e administrativamente o Brasil, de modo que a localidade deixou de ser parte do município de Estrela (que foi extinto), e voltou a ser parte do município de Nova Iguaçu como distrito de Pilar.

Como chegar

Da próspera freguesia só restou a igreja de Nossa Senhora do Pilar do Iguaçu, localizada bem próxima da refinaria Duque de Caxias, tombada como patrimonio hístorico nacional. Perto ainda podem ser vistas algumas ruínas do antigo porto de Pilar do Iguaçu.
Para visitar a histórica Igreja de Nossa Senhora do Pilar do Iguaçu e as ruínas do porto de Pilar do Iguaçu, deve-se ir pelo bairro Lote XV até chegar ao bairro Pilar, em Duque de Caxias.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário