As cobras fazem parte de um seleto grupo de animais, que são capazes de conceder uma morte rápida e dolorosa ao mesmo tempo, com uma simples mordida.
Outra característica interessante desses répteis é a troca de pele, que foi inclusive notado por culturas anciãs, que viam isso como um ato de ressureição e renovação do espírito.
O ato de fitar, os olhos que não piscam, o movimento flexível da ausência de pernas, o corpo gelado e o deslizamento das escamas foram inspirações para numerosos mitos humanos e lendas espetaculares sobre as cobras.
Veremos aqui algumas referências a esses répteis, em lendas diversas de alguns povos antigos.
Gregos
- De acordo com alguns estudiosos, Dionísio (Deus do vinho e da fertilidade) tinha forma de cobra.
- Eurydice foi assassinada por uma picada de cobra no dia do seu casamento e Orpheu (Músico e poeta da mitologia) tentou trazê-la de volta.
- Laocoon e seus dois filhos foram mortos pelas serpentes de Minerva.
- Nosso símbolo médico de duas cobras envolvendo uma equipe médica vem da Antiguidade, mitologia grega. De acordo com a lenda, a figura mítica Asclepius (o filho de Apollo e Coronis), Deus da Medicina, descobriu a medicina observando uma cobra usando ervas para trazer outra cobra de volta a vida. Por Asclepius trazer seus pacientes de volta dos mortos Zeus matou o curador com um raio. Como pedido de Apollo, Asclepius foi colocado entre as estrelas como Ophinchus, o portador das serpentes.Astecas / Mesoamericanos
- Huitzilopochtli empunhava uma serpente como espada.
- Os astecas conheciam sua nova terra natal pelo sinal de uma águia comendo uma cobra.
- Tezcatlipoca e Quetzalcoatl transformaram-se em serpentes e esmagaram Tlaltechutli, dividindo-o em dois - a Terra e o Firmamento.
- Quetzalcoatl era conhecido como o Mestre da Vida pelos astecas da America Central. Ele era o Deus Serpente..
- Hércules, quando bebê, matou duas das serpentes de Hera. Para sua segunda tarefa, Hércules matou a criatura Hydra.
- Python (Jibóia) era uma serpente que vivia nas cavernas do Monte Parnassus e foi morta por Apollo (Deus do Sol), que depois, ou fundou o oráculo sagrado em Delphi, ou o tirou do domínio de Phyton. De acordo com uma versão, a ciumenta Hera enviou Python para ferir Leto, inceminada por Zeus. Zeus ajudou Leto a escapar, e logo após ela deu a luz a Apollo e Artemis. Quando Apollo ainda era bebê, ele vingou erroneamente a mãe, matando Python com suas flechas, que ele apenas usava contra os animais fracos. Então ele mudou seu nome para Pythius e organizou os Jogos Pythian - os quais testavam os homens em força, rapidez dos pés, e corrida de carruagem - para celebrar a vitória. Em outras versões Apollo matou Python simplesmente porque isso o impediria de fundar o oráculo.
Hebreus
- Uma serpente tentou Eva.
- Satan é frequentemente identificado como uma serpente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário